quinta-feira, 3 de março de 2011

Efeito Bonafont


         
          Propaganda é tudo mesmo, não é?! Quando disseminada no boca a boca então fica mais forte ainda. Há tempos quero falar sobre a Bonafont e suas vendas catastróficas e hoje decidi.

          Pergunte a qualquer pessoa que goste de tomar água, ou pelo menos que beba água somente para tomar remédios, e pergunte se já ouviu falar da Bonafont. A resposta será: "ah, a água que emagrece", ou "sim, aquela que purifica o corpo" ou ainda "a água que elimina as toxinas". Vejamos:

          Em 2008 a DANONE adquiriu a empresa Icoara de água mineral, localizada em Minas Gerais, que à época faturava cerca de R$ 300 mil ao ano e já estava no mercado há algum tempo. Essa água a partir de então passou a levar o nome de Bonafont e foi iniciado um processo engenhoso de publicidade. Por ser uma água pobre em sódio, contendo apenas 1,21 mg/L (perto de 3,60 mg/L da Lindóia Bioleve e 30,46 mg/L da Crystal), foi iniciada a propaganda aos consumidores de que a água emagrece. Primeiramente veiculada em horário nobre, a marca se tornou novidade e passou a ser vendida loucamente.

          Bom... agora vamos lá. A propaganda veiculada deixou claro que a água Bonafont emagrece e elimina toxinas. Primeiro, toda mulher, principalmente aquelas que fazem drenagem linfática (vide post sobre drenagem) sabe que beber muita água, independente da marca, AJUDA a eliminar as toxinas do corpo. Todos sabem também que beber água todos os dias em uma quantidade considerável faz bem ao organismo. E quanto ao emagrecimento? Bom, me perdoem o termo, mas se você enfiar goela abaixo mais de 2 litros de água por dia, seu estômago estará tão cheio que provavelmente não sentirá tanta fome e consequentemente comerá menos.

          Em consequência desta primeira propaganda veiculada, o Ministério da Saúde, por meio da ANVISA, multou a Danone e determinou a suspensão das propagandas da Bonafont por descumprir a legislação sanitária ao associar o consumo da água e seu teor de sódio à eliminação de líquidos e diminuição do inchaço. (fonte: http://www.fsp.usp.br/site/dcms/fck/mpfalex.pdf)

          Só que, a propaganda já estava feita e gravada na cabeça das pessoas e, o que seria uma pequena multa perto do lucro obtido pelas vendas do produto?

          Segundo e mais importante, tudo em excesso faz mal, mas o sódio é um minério necessário ao regular funcionamento do organismo (vide post sobre minérios na água) e ficar caçando nos rótulos de água qual tem menos sódio é coisa de louco! Nada adianta tomar água com zero sódio e colocar uma colher de chá de sal no seu arroz - que só para informar tem cerca de 2400mg de sódio!  Sem contar o macarrão instantâneo nos momentos de pressa, o shoyu daquele restaurante japa, a maionese do almoço, etc.

          Portanto, o efeito Bonafont funcionou pela junção da extrema capacidade de profissionais de publicidade e a triste ingenuidade de consumidores ávidos por uma fórmula mágica para a saúde e o emagrecimento.

          Deixo claro que isso não é uma crítica à real qualidade das grandes marcas - que por terem a capacidade de grandes investimentos, têm um ótimo processo de qualidade - mas sim às pessoas que insistem em achar que a TV educa!!!

          Descontraia.... tenha uma alimentação mais natural possível, bebendo água (Bonafont, Crystal, Lumière, de filtro....whatever), comendo frutas, legumes, verduras... mas uma pizza salgadinha e um chocolate de vez em quando não fazem mal a ninguém!


Atualizando: Lançados os galões de 10 e 20 litros da Bonafont. Que tal conferir a composição no rótulo? Entre no site da marca e descubra que a fonte envasadora dos garrafões retornáveis é diferente da que envasa as garrafinhas descartáveis! Portanto, são fontes diferentes e águas diferentes!


Esclarecendo: Gosto e bebo Bonafont, bem como tantas outras marcas de água. Procuro variar marcas de pastas de dentes, sabonetes, shampoos, roupas, comida, etc. Mas o que eu mais gosto mesmo é de informação. Ter a liberdade de fazer escolhas com os dados corretos. 

            Para mais informações sobre como diminuir a quantidade de sódio na alimentação, de maneira eficiente e sem influência da mídia, acesse o site  do Ministério da Saúde, aqui.


8 comentários:

  1. Gostei da matéria, é por isso que eu comprei um aparelho de ginastica utilizo ele todos os dias 40 minutos, faço abdominal bebo bastante água de filtro mesmo, tenho uma alimentação balanceado em frutas, legumes, verduras. consegui emagrecer 10 quilos em 3 meses.

    ResponderExcluir
  2. A matéria é esclarecedora , procuro ter uma alimentação saudavel , mesmo pq sou ovolactovegetariana , mas achei a água bonafonte mais leve que do filtro de casa , e por isso estou tomando mais , me sinto bem assim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian,

      Definitivamente a água mineral tem um melhor paladar quando comparada a água de filtro - que nada mais é que a água de torneira, vinda dos mananciais e tratada com cloro, cal e flúor. Já a água mineral possui minérios adicionados naturalmente pelo meio ambiente e não pode passar por nenhum tipo de adição artificial na fonte envasadora.
      De fato, a Bonafont possui pouquíssimos minérios em sua composição e tal leveza pode ser percebida pelo paladar.
      Recomento totalmente o consumo de água mineral no lugar da água de torneira (filtro)!

      Agradecemos sua participação!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!! Parabéns pelo artigo! Obrigada por preciosas informações!

    ResponderExcluir
  5. Tomo dessa água porém de garrafão de 20 litros.
    Mesmo não levando em conta as propagandas e publicidade (que percebi depois que consumi a água diga-se de passagem), comecei a perquisar sobre a água porque notei minha urina bem mais escura quando uso essa água.
    Então, apesar de muita falácia nesse blog, nada tem de esclarecedor, uma vez que por sí só, o fato de ter menos sódio já justifica qualquer comentário em sobre a qualidade superior dessa água perantes outras. Precisamos de sódio, sim claro, mas procure nos rótulos SIM para saber que qualquer coisa na face dessa Terra tem sódio, então, facilmente ultrapassamos a quantidade diaria.
    Esclareço que não sou vendedor dessa água, não ganho dinheiro com vendas e ainda por cima tenho tremenda dificuldade de achar fornecedores desse produto em galões de 20L no meu bairro, mas o que não pode deixar de ser dito é que as pessoas não podem ficar colocando coisas na internet sem fundamentos, só por achismos.
    Se esse água fosse como as outras, a urina minha e das demais pessoas que conheço que tomam, não seria mais escura.
    E até porque, em algumas pessoas tiveram o mesmo efeito do Activia tomando essa água.
    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor anônimo, vamos lá. Primeiramente, mesmo este sendo um blog pessoal onde as opiniões do autor não sofrem qualquer tipo de moderação ou censura, as informações contidas no artigo estão longe de ser achismos. Trabalho neste ramo há mais de 7 anos e conheço bem todas as águas existentes no mercado. A qualidade da água avaliada não é questionada, apenas comentamos de maneira muito pessoal e casual a forma como sua publicidade é explorada. Aproveitando sua informação sobre o consumo do produto em embalagem de 20 litros, sugiro que verifique o rótulo desta com atenção, uma vez que seu teor de sódio é quase 4 vezes superior à constante nas embalagens descartáveis, por ser envasada em fonte diferente daquelas, atingindo o mesmo, ou muitas vezes um maior teor de sódio que muitas outras marcas conhecidas no mercado, como por exemplo a Bioleve de Lindóia. Acesse o site da Bonafont e confira. Quanto à urina escura, um médico poderá lhe explicar melhor como ela se relaciona à quantidade de água ingerida ou ao consumo de determinados alimentos ou medicamentos e não exatamente ao teor de sódio da água. No mais, agradecemos sua participação!

      Excluir
  6. MUITO BOM!!!! GOSTEI...TEM TANTA GENTE PARANOIA POR AI NÉ MESMO,rsrrsrs???? RSRS

    ResponderExcluir